Queda de cabelo, o problema estéticos mais comum
Talvez seja por pressão dos padrões de beleza impostos pela sociedade ou quem sabe por algum outro motivo pessoal. Mas é muito provável que um dos maiores medos de qualquer homem, principalmente as mulheres é a de sofrer algum tipo de alopécia.
O cabelo desde quase sempre foi e é um símbolo estético importante para muitas pessoas, aportando caráter e personalidade. Por essa razão a preocupação sobre o futuro da nossa saúde capilar aparece quando notamos os primeiros sinais da alopécia.
Quais são os primeiros sintomas?
A melhor maneira de poder sanar os problemas de alopécia prematura, sejam eles ocasionados por um fator genético ou ambiental, é percebendo os sintomas o mais rápido possível. Ao dia todos perdemos entre 50 e 80 pelos que são substituídos de maneira natural. Dessa forma cada folículo piloso produz uma nova camada de cabelo que vão substituir os cabelos que foram perdidos nesse processo natural.
De forma natural com o passar dos anos esse processo se torna cada vez mais lento e ineficaz. Ou seja, a normalidade é que todos nós sem exceção percamos o volume da quantidade de cabelo de forma natural. Contudo, em algumas pessoas esse processo pode ser drasticamente acelerado devido a fatores genéticos ou fatores externos, como: a alimentação, o estilo de vida, a quantidade tempo de descanso.
Por que algumas pessoas têm mais predisposição a queda de cabelo?
Depois de identificar os primeiros sinais da inevitável queda de cabelo o próximo passo é entender o porquê do seu cabelo cair de maneira anormal. Logo, alopécia androgênica é uma das causas mais comuns na caída de cabelo dos homens. Entretanto também vale salientar que muitas vezes a alopécia androgênica não é a única razão de perceber os primeiros sinais da calvície.
Em outras palavras, as mudanças hormonais também podem estar relacionadas com uma alteração hormonal causada por alguma doença. Também por picos altos de estresse e inclusive por uma má alimentação ou escassa ingestão de água. Desse modo todos esses fatores contribuem de certa forma no ciclo normal do crescimento do cabelo.
Para cada problema existe uma solução
Em contrapartida as não tão agradáveis previsões e o cuidado extra que uma pessoa predisposta a calvície necessita ter, isso não formam motivos suficientes para se preocupar ainda mais. Atualmente, a medicina estética se desenvolveu tanto no cuidado do nosso cabelo que existem no mercado, muitos tratamentos disponíveis de acordo com cada situação.
Desse modo, a calvície e a caída de cabelo devem ser tratados de forma multidisciplinar. Em primeiro lugar analisando os seus hábitos alimentares e ingerindo mais líquido. Logo depois, analisando os períodos mais estressantes da sua vida e buscando uma solução para não ter que se sentir ansioso mais do normal. Finalmente, além da análise do seu estilo de vida, também existem tratamentos hormonais, implantes e também, no último dos casos, aceitar o seu corpo do jeito que ele é e abraçar a ideia de ser calvo.
Cuidados diários para uma melhor saúde capilar
Finalmente para terminar o artigo aqui vamos deixar alguns conselhos para poder cuidar ainda mais do seu cabelo. No caso das mulheres e de alguns homens, o uso de secadores, máquinas de alisar o cabelo e até mesmo aquelas que fazem cachos, podem ser um inimigo número 1 da saúde do seu cabelo se utilizados todos os dias.
Outro ponto importante também para salientar a perda de cabelo nas mulheres são as famosas permanentes. Elas alisam o cabelo mudando a estrutura molecular de cada fio através da utilização de produtos químico e nocivos pra a saúde humana. Agora para finalizar, o melhor conselho para poder gozar de uma vida mais saudável é sabe o que estamos comendo. Aquele ditado: “nós somos tudo aquilo que comemos” , não poderia fazer mais sentido quando queremos falar sobre alopécia e saúde.