Por que as lâmpadas LED gastam menos energia?
A resposta simples para essa pergunta seria: porque o LED transforma quase toda a energia em luz sem produzir calor como as lâmpadas convencionais. Por esse motivo essa nova tecnologia vem crescendo exponencialmente em todo mundo.
Quer saber mais sobre o funcionamento das lâmpadas LED? Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios de mudar as suas lâmpadas halógenas e lâmpadas fluorescentes pelas de LED. Também alguns dados curiosos e algumas dicas na hora de instalá-las.
Como funciona a tecnologia LED?
Embora hoje as lâmpadas LED estarem em plena ascensão no mercado da iluminação, elas existem desde de 1962. Foram inventadas pelo pioneiro engenheiro eletricista ganhador de um prêmio Nobel em 2014. Mas como funcionam as lâmpadas LED e por que são tão econômicas?
O diodo emissor de luz, em inglês “Light-emiting diode” era usado antigamente apenas em pequenos instrumentos eletrônicos. Mas hoje faz parte do futuro da iluminação elétrica, substituindo as famosas lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Em outras palavras, essa nova tecnologia não usa materiais tóxicos e também não produz luz através de filamentos. Mas sim é produzida pelas interações energéticas do elétron emitindo uma luz espectral com uma banda relativamente estreita, através de um processo físico chamado eletroluminescência.
Nesse contexto, a necessidade energética é muito inferior comparado com as lâmpadas halógenas e fluorescentes, já que no processo de emissão de luz se produz uma pouca e quase nula quantidade de calor. Isso ocorre porque praticamente toda energia transitada pelo diodo é convertida em iluminação e não em calor.
Quais os benefícios da iluminação LED?
Com um menor gasto energético e uma produção de lumens(intensidade da luz) elevada já seriam motivos suficientes para convencer qualquer consumidor. Contudo, os benefícios dessa tecnologia vão muito mais além do menor gasto energético. Ou seja, diferente das lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de LED não emitem radiação ultravioleta nem causam cansaço visual, uma excelente alternativa para ambientes de trabalho.
Ademais, pela alta eficiência energética essas lâmpadas também servem como um excelente elemento decorativo. Isso porque é possível controlar o fluxo luminoso, variar as tonalidades da luz branca e até mudar de cor, adaptando a luz de acordo com cada ambiente hora do dia.
Entretanto, o melhor benefício de adotar o diodo emissor de luz para os sistemas de iluminação das cidades e indústrias está relacionado com o meio ambiente. Em outras palavras, com um menor gasto energético, eliminando os filamentos metálicos e produtos tóxicos, as lâmpadas LED também são uma excelente solução para um meio ambiente mais sustentável. Mas isso sem contar que essas lâmpadas além de não emitirem calor, reduzindo então a emissão de poluentes no meio ambiente, também são recicláveis e duram até 25 vezes mais que uma lâmpada incandescente.
Cuidado na hora da instalação
Embora essas lâmpadas resumirem o desejo dos consumidores mais exigentes, elas ainda contam com um preço ainda mais elevado. Contudo, que a longo prazo se justificam pelo custo e benefício, principalmente no que diz respeito a eficiência energética.
Porém, cuidado na hora de instalá-las. Justamente pela alta eficiência energética, as lâmpadas LED são altamente sensíveis e um projeto de instalação elétrica malplanejado pode acarretar alguns problemas, como a luz residual ou flashes indesejados. Por isso, uma dica especial é contratar um eletricista especializado na instalação da iluminação LED para evitar problemas futuros.