Existe maneira correta de usar lubrificante íntimo?
Quando pensamos sobre sexo nos vem a cabeça aqueles momentos de prazer intenso ou aquela experiência não tão agradável assim. Nesse sentido é bastante provável que essas duas situações tenham uma coisa em comum: a lubrificação íntima.
Desse modo, para viver apenas relações sexuais mais prazerosas e suaves a lubrificação íntima será a sua melhor aliada. Mas não se preocupe se você não entende muito sobre o assunto por que esse artigo foi elaborado pensando em você.
O que é um lubrificante íntimo?
A lubrificação natural é um processo fisiológico que ocorre quando nos estimulamos sexualmente. Dessa maneira a vagina e o próprio pênis produzem um líquido pre seminal que possui características importantes para a reprodução e também para a lubrificação na hora da penetração.
Contudo, pode ser que em algumas ocasiões essa lubrificação natural não existe ou é muito escassa. Assim, a hidratação natural pode reduzir em distintos momentos do ciclo menstrual ou na vida devido a mudanças hormonais, excesso de estresse ou até mesmo por alguma medicação.
Além da penetração vaginal, o sexo anal também é um outro exemplo vinculado a importância da lubrificação íntima. Em suma, um lubrificante íntimo é um produto que simula a lubrificação natural ou que permite que o sexo anal seja prazeroso de verdade. Porém, existe uma enorme quantidade de tipos de lubrificantes e suas aplicações.
Tipo de lubrificante íntimo
No mercado existem 3 tipos de lubrificantes íntimos e todos são caracterizados de acordo com a base da sua formulação. Desse modo, é possível escolher entre lubrificante íntimo à base de água, ou lubrificante íntimo à base de óleo e por último lubrificante íntimo à base de silicone.
Um lubrificante íntimo está composto por algumas substâncias que melhoram o atrito entre os genitais e que facilitam a penetração. Entretanto, dependendo da base utilizada, ese recomenda para vários tipos de sexo. Assim, os que são feitos à base de água são mais recomendados para a penetração vaginal, já que não alteram o PH natural da vagina, embora também possam ser utilizados também em outras formas de sexo.
Já o lubrificante à base de silicone é mais recomendado para o sexo anal. Ou seja, com ele é possível garantir uma lubrificação mais duradoura devido a natureza sintética do silicone. Em outras palavras, o feito à base de água tende a ser absorvido mais facilmente pelo nosso organismo e por essa razão é menos recomendo para o sexo anal.
Quais são os benefícios?
São inúmeros os benefícios que aportam ao sexo uma boa lubrificação íntima. Entre todos eles, destacaremos os mais importantes a seguir. Em primeiro lugar, alivia os problemas ocasionados pela secura vaginal. Existem muitos fatores naturais que alteram a hidratação da vagina e um bom lubrificante é a melhor solução para esses momentos.
Outro importante e valioso benefício está relacionado com o sexo anal, já que a lubrificação dessa área é imprescindível. O reto não produz nenhum tipo de lubrificação natural e por isso a lubrificação para o sexo anal é obrigatória para que ambos envolvidos possam sentir prazer no sexo.