Como fazer um frango assado perfeito

Se existe um clássico da cozinha doméstica, esse é o frango assado. Uma receita que, a priori, pode parecer simples, pois você só precisa temperar o frango, colocá-lo no forno e esperar um certo tempo. No entanto, nem sempre é tão simples assim. Fazer um frango assado como nos filmes, com crosta crocante, carne saborosa e peitos suculentos, tem os seus truques para torná-lo perfeito.

Começamos, escolhendo um frango inteiro de qualidade e boa procedência, limpo de tripas, vestígios de gordura e penas. A primeira coisa que fazemos é garantir que esteja muito limpo; se encontrarmos alguma tripa, removemos e lavamos o frango com água, secando-o bem com papel absorvente. É importante que esteja muito seco para que, quando assado, não cozinhe, mas asse para que tudo ocorra do jeito que planejamos.

Condimentos e temperos

Para que o frango assado esteja em seu ponto de sabor adequado, basta temperá-lo com sal e pimenta. É importante temperar, principalmente, o interior do frango, pois o sabor da carne, especificamente do peito, depende desse tempero. O exterior pode ser temperado apenas com pimenta, sem sal, para evitar o ressecamento da carne.

A esta mistura básica, outros temperos podem ser adicionados ao gosto pessoal de cada um: cominho, pimentão, açafrão, páprica, etc. A mistura de especiarias secas pode ser enriquecida com molho de tomate ou concentrado, limão ou suco de laranja, iogurte, kefir, óleo ou mesmo, água. Com isso, obteremos uma pasta com a qual espalhar bem o frango em todos os cantos e recantos, por dentro e por fora.

Untar a carne com manteiga

Espalhar uma camada de manteiga entre a pele e a carne dos peitos é uma maneira eficaz de proporcionar suculência e sabor, já que a gordura penetra na carne quando derretida pelo efeito do calor. Esse truque pode ser sofisticado se prepararmos uma manteiga caseira e aromatizá-la com pasta de alho, sal, pimenta, raspas de frutas cítricas, ervas, especiarias, etc. Assim como o sabor, aqui você poderá brincar com misturas de temperos para adicionar sabores diferentes.

É importante que a manteiga esteja à temperatura ambiente e que a mistura de tempero, se você optar por fazê-lo, seja homogênea. O seguinte passo seria inserir manualmente entre a pele e o peito de frango e espalhado com cuidado. Tanto na parte de trás como no pescoço, a pele da carne deve ser retirada com os dedos para introduzir a mistura, garantindo que a pele fique bem selada novamente.

Repouso e hidratação

Depois que o frango estiver temperado, recheado e untado, deixe descansar por uma ou duas horas (em temperatura ambiente, se não estiver quente e frio, se a temperatura ambiente estiver alta) antes de colocá-lo no forno. O tempo de descanso ajuda a impregnar a carne com nuances e aromas e garante uma explosão de sabor quando provado.

Finalmente, para que o frango não seque excessivamente durante o cozimento, se recomenda untá-lo com azeite, caldo e / ou água antes de colocá-lo no forno. Para fazer isso, lubrificamos ou umedecemos as mãos e massageamos bem o frango, garantindo que alcancemos todos os cantos.

Conselhos para uma perfeita cocção: amarrar ou não?

Um frango assado amarrado, com as coxas e asas firmemente presas ao corpo, é muito mais estético do que um não-amarrado, cujas pernas são separadas e dão uma aparência um tanto risível. No entanto, amarrar o frango pode dificultar o cozimento adequado de certas partes da ave, como o interior das coxas.

Como você verá, obter um frango assado perfeito requer a consideração de muitos fatores que, somente com tempo e prática, seremos capazes de dominar. Não é impossível e o resultado merece que você ponha em prática todas essas dicas que, ajustadas as suas necessidades, o aproximarão todos os dias do frango assado de cinema.