Como fazer o arroz cozido perfeito?
Uma das coisas que caracterizam um brasileiro são as suas qualidades gastronômicas. Desse modo, o a arroz cozido poderia ser considerado um dos pratos estrela de qualquer lar brasileiro. De fato, o arroz com feijão consiste em uma marca registrada da culinária do Brasil, como da América Latina em geral.
Contudo, a arte de fazer aquele arroz branquinho, solto e com um sabor característico não é assim tão fácil de adquirir. Desse modo, se você é uma dessas pessoas que ainda não domina a ciência por trás do arroz cozido perfeito, esse artigo é para você. Contudo, se você já for um dos brasileiros mestres arrozeiros, aproveite para entender porque no Brasil se come tanto arroz.
Quais são os tipos de arroz que existem?
De acordo com as variedades botânicas e a origem, existem um grande variedade de arroz. Nesse sentido essas variedades poderão ser categorizadas pelo tamanho, textura, aroma. Assim sendo, o arroz-agulha, comumente utilizado na comida asiática consiste em um dos tipos de arroz mais consumidos no mundo.
Ademais do arroz-agulha, estaria o arroz-pequeno ou também conhecido como arroz arbóreo. Esse tipo de arroz mas pequeno e aglutinado tem uma forma quase esférica e se aderem com muita facilidade. Por isso, em temperatura ambiente esse tipo de arroz adquire uma forma compacta. Desse modo esse arrozes são perfeitos para elaborar sushi e risotos.
Por que o arroz cozido é tão difundido na cultura brasileira?
Talvez seria muito pretensioso caracterizar a grande diversidade gastronômica do Brasil em apenas um produto. Contudo, estamos falando do arroz e que atire a primeira pedra aquele brasileiro que nunca comeu um bom e típico prato de arroz com feijão.
Mas você saberia dizer porque o arroz consiste em um dos alimentos básicos da cultura gastronômica brasileira. De acordo com alguns, historiadores o Brasil foi o primeiro país em cultivar o arroz no continente americano. Também conhecido como o milho d’água ou Abati-uaupé que os índios já conheciam antes mesmo dos portugueses chegarem na costa brasileira. Nesse sentido, o arroz sempre esteve presente na história gastronômica do país, antes mesmo de ser considerado Brasil.
Preparar antes os ingredientes para o arroz cozido perfeito
Depois dessa mini aula demonstrativa do valor gastronômico do arroz na cultura brasileira, chegou a hora de dar os melhores conselhos para poder preparar o melhor arroz cozido. Assim sendo, antes mesmo de encender o fogão, um importante passo conhecer qual o tipo de arroz que você cozinhará. Ou seja, na embalagem do arroz estará especificado o tempo de cocção recomendado e a proporção de água e arroz.
Pode parecer besteira, mas seguir a risca as recomendações de cada arroz determinará a qualidade do prato finalizado. Se a intenção for a de cozinhar um arroz simples para servir de acompanhamento você necessitará do arroz-agulha de preferência ou o arroz branco, alho a gosto, óleo, água e sal.
Modo de preparo
Depois de identificar a proporção de arroz e água e o tempo de cocção, em uma panela mediana (quanto maior, melhor). Adicionar meia colher de sopa de óleo ou azeite de oliva para aproximadamente um copo americano de arroz. Logo deixar esquentar o óleo em fogo médio alto e então adicionar o alho já picado. Em seguida o alho mudará de cor para um marrom claro e essa será a hora exata de adicionar o copo de arroz.
O próximo passo consiste em adicionar o sal e logo em seguida a água correspondente. Normalmente para o arroz-agulha a proporção de água é o dobro da de arroz. Então, depois de adicionar a água, tapar a panela e esperar que entre em ebulição para começar a contar o tempo de cocção que varia de 10 a 15 minutos. Em suma, o arroz branco é um prato bastante simples, embora para aperfeiçoar a técnica a prática será a sua melhor tutora. Um último conselho, na hora de cozinhar, tentar manter a panela fechada e com fogo baixo para poder cozinhar o arroz por completo e se no final sobrar um pouco de água, aumentar a temperatura até secar.