Casa inteligente, tecnologia do futuro
Cada vez mais são os aplicativos e as tecnologias que transformam nossas residências em casas inteligentes. Este artigo mostrará alguns exemplos e evoluções desse maravilhoso ramo das tecnologias do futuro.
Como tratar os conceitos de casa e tecnologia, as inovações e muito mais. Na atualidade, já podemos conectar a múltiplos serviços, aplicativos e funcionalidades que permitem centralizar toda a atividade de uma nova casa em um ou vários dispositivos.
Embora os avanços tecnológicos mais revolucionários sempre pareçam ser algo do futuro, eles sempre chegam e nos permitem ver como a tecnologia muda a maneira pela qual o ser humano se relaciona, se comunica ou vive.
As empresas são claras: a IA deve ser a onda com a qual navegaremos no futuro. E há muitas contribuições e exemplos. Essa tecnologia doméstica já é capaz de fazer com que o usuário, entre outras coisas, peça a uma máquina de lavar para inicializar e o faça usando o programa correto. Tudo remotamente e por comandos de voz. Ou que sua geladeira faça a compra on-line quando você perceber que está faltando um produto.
O que é uma casa inteligente?
Uma casa inteligente é aquela que possui automação residencial, ou seja, a automação necessária para oferecer aos ocupantes serviços de gerenciamento de energia, segurança, bem-estar e comunicação. Esses serviços podem ser integrados por meio de redes de comunicação interna e externa, com ou sem fio, que podem ser controladas a partir da própria casa (através de um painel de controle) ou de fora (através do smartfone, por exemplo).
A automação residencial permite que certas tarefas mecânicas sejam automatizadas e, portanto, o conceito de casa inteligente é derivado. Acender as luzes quando entramos em uma sala, preaquecer o sistema de regulação da temperatura minutos antes de chegarmos em casa, levantar e abaixar persianas ou toldos, desconectar dispositivos elétricos que não são usados, escolher o melhor momento para conectar um eletrodoméstico, essas são algumas das possibilidades de casas inteligentes.
Quanto custa uma casa inteligente?
Você entra na casa cheia de malas, está escuro e você não consegue acender a luz, mas fala e diz: “acenda a luz” e tachán! As luzes acendem! Graças às novas tecnologias de automação residencial, você pode acender as luzes apenas dando o comando por meio de um comando de voz.
Segundo a ABI Research, no ano de 2021, basicamente todos os produtos de automação residencial adquiridos terão um sistema de comando de voz integrado. Espera-se que cerca de cinco milhões de dispositivos de automação residencial sejam vendidos a cada ano em cinco anos.
No momento, ter uma casa automatizada é um luxo e não está ao alcance de todos os bolsos. O preço é de 3.000 por metro quadrado, embora as empresas responsáveis por esses projetos tenham assegurado que conseguiram reduzir seus preços para 1.500 por metro quadrado. Ainda existe muito caminho a ser percorrido até que essa tecnologia seja acessível para todos.
Como as casas inteligentes mudarão o setor da construção civil?
A análise de dados, a digitalização e o conceito de Internet das coisas (interconexão de todos os objetos existentes) permitiram surgir uma nova modalidade, na construção residencial, de residências inteligentes. Ou seja, conectar os interiores da casa por meio de dispositivos nos quais o controle absoluto pode ser obtido remotamente. Uma realidade, não muito distante, que aponta para rotinas seguras e confortáveis.
De fato, de acordo com o estudo realizado pela empresa de pesquisas de mercado Berg Insigh, até 2021, espera-se que 55% das residências nos EUA sejam tecnológicas.
O futuro é sempre imprevisível. No entanto, as previsões do setor para os próximos anos colocam as tecnologias domésticas de baixa potência em uma posição privilegiada; isto é, para dispositivos inteligentes de baixo custo. Nesse cenário, o desafio do setor será oferecer produtos capazes de satisfazer as diferentes e plurais necessidades de seus clientes e superar a concorrência voraz entre as empresas de telecomunicações.
Uma das opções mais eficazes para transformar a sua casa muito segura
Ter um bom seguro residencial é essencial hoje. Independentemente se é uma casa privada ou alugada. Primeiro, você deve ter uma apólice de seguro ativa. Isso nos permitirá cobrir nossas costas e nos proporcionará um alto nível de tranquilidade. A segurança de casas inteligentes é composta por um ecossistema de dispositivos complementados por seguros.
Por outro lado, o monitoramento vigilante, uma maneira integral de sistematizar casas e em que basta uma lente conectada à Internet e um aplicativo de celular, muito diferente das tradicionais câmeras ou monitores grandes. Detectar uma situação perigosa usando sensores ou validar quem está olhando para a porta é possível com esta tecnologia.
O principal objetivo da Segurança na Casa Inteligente é impedir que pessoas indesejadas entrem em nossa casa. Para isso, o que você deve instalar é um dos melhores bloqueios inteligentes do mercado. Com eles, você pode ter controle biométrico de acesso, abertura remota, câmera integrada, sensor de arrombamento entre outras funções.